terça-feira, 30 de agosto de 2011

5'


Quanto valem cinco minutos pra você? Que fração de tempo tão “insignificante” é essa? O que você pode e consegue fazer em cinco minutos?

Hoje, enquanto sacolejava de volta do trabalho, num “busão” quente e abafado, pelas escaldantes ruas de Palmas – “horário” de almoço, duas da tarde – era possível ver e sentir o vapor subindo do asfalto. Olho para o cruzamento adiante e vejo que o ônibus que era para eu pegar estava no sinal fechado, a 5 minutos de distância. Alguém puxa a cordinha, motorista para, o sinal fecha. Do ônibus onde estou enclausurada, observo o outro que parte. E lá se vão meu ônibus (que sai a cada 40 minutos da estação) e minha “economia” de aproximadamente 5 minutos de caminhada sob o sol escaldante do horário. Gasto um tempo para decidir o que fazer. Decido continuar onde estou e sigo adiante.

Penso no número 5, qual o significado dele? O que posso fazer com 5 minutos (“tenho cinco minutos e não tenho medo de usá-los”)? E se eu tivesse saído do trabalho 5 minutos antes? E se todos no mundo parassem por 5 minutos, exceto eu? O que aconteceria?

Nesse ínterim faço uma retrospectiva para o amanhecer. Faltavam 25 minutos para as seis da manhã, quando meu celular começa a berrar. Ele berra a cada 5 minutos em um tipo de despertador e 10 minutos no outro. Dez minutos nada mais é do que a soma de 2 cinco minutos, e exatamente às 5:55 eu estava de pé, me preparando para começar os serviços de higiene, arrumação e, algum tempo depois, pronto!, mochila nas costas e vamos para o ponto de ônibus. Quanto tempo eu gasto para chegar lá? Vejamos se você percebe o óbvio. Sim, se você disse 5 minutos, você acertou na mosca. Se você disse 10 minutos, de certa forma você também acertou, afinal 10’ = 2 × 5’.

Se eu retornar mais algumas horas, antes do meu dia amanhecer, estarei na frente do computador, conversando com minha irmã por quem esperei durante muito tempo e nossa conversa durou exatos 5 minutos. Decidimos coisas, fizemos planos e começamos uma discussão, que não foi adiante, porque os 5 minutos de prazo venceram, e eu tive que me retirar para jogar-me na cama.

O que aconteceria se eu tivesse ido para a cama 5 minutos antes? Não teria falado com ela, não teria tomado as decisões que seriam necessárias para aquele momento. E, se eu tivesse retornado para casa 5 minutos antes do horário que cheguei? Será que aquela pessoa tão querida por mim estaria online me esperando? O que estaria fazendo? Como estaria se sentindo?

Quanto tempo você precisa para saber que ama uma pessoa? Quanto tempo você precisa para dizer a essa pessoa amada que a ama? Quanto tempo você “gasta” andando em círculos e batendo cabeça? Seriam 5 minutos suficientes?

Você seria capaz de “ficar sozinho por 5 minutos” sem se machucar ou sem se torturar?

Cinco minutos. Cinco minutos é tudo que preciso para mudar meu mundo.




Nenhum comentário: